Estando agora livre dos laços que o prendiam aos desejos terrenos, em seu desprezo pelo mundo, Francisco abandonou a cidade natal e procurou um lugar onde pudesse ficar a sós, alegre e despreocupado. Aí na solidão e no silêncio poderia ouvir as revelações secretas de Deus. Ia dessa forma pela floresta, alegre e cantando em francês os louvores do Senhor, quando dois ladrões surgiram do cerrado e caíram sobre ele. Ameaçaram-no e perguntaram quem ele era, mas ele respondeu corajosamente com as palavras proféticas: "Sou o arauto do Grande Rei". Bateram nele e o lançaram numa fossa cheia de neve, dizendo-lhe: "Fica por aí, miserável arauto de Deus". Francisco esperou que fossem embora, saiu da fossa, alegre, recomeçando com mais ânimo ainda sua canção em honra do Senhor (S.Boaventura - Legenda Maior, Cap.2, 5).

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

POR QUE E COMO FAZER O RETIRO ESPIRITUAL?

Frei Almir Ribeiro Guimarãe, OFM (RJ)
Assistente Espiritual Nacional da OFS

1. Ninguém duvida da importância e da necessidade que todos os irmãos e irmãs venham a fazer seu retiro espiritual anual. Trata-se de uma prática saudável e imprescindível para aqueles que querem viver a perfeição da caridade na vida evangélica franciscana. A poeira dos caminhos vai cobrindo nosso ideal. É urgente parar, parar de verdade.
2. O retiro não é um encontro fraterno, sem mais. Não é dia de estudo. Não é cdurso de psicologia. Retiro é retiro.
3. O retiro é tempo de recolhimento, de fazer uma viagem ao fundo do coração, de deixar as coisas cotidianas e se adentrar no mistério de Deus. Neste tempo aflora em nossa mente a eterna pergunta: "O que tu queres de mim, Senhor?" Com o passar do tempo o que andamos fazendo de nossa vida? Estamos sendo fiéis às promessas de nossa profissão?
4. Palestras, círculos, momentos de reflexão pessoal, celebrações, sacramento da penitência compõem a estratégia do retiro. As palestras não serão longos demais, nem numerosas. Abordarão temas da vida cristã e do seguimento e do seguimento do Cristo na vida franciscana. Não são abordados assuntos "curiosos. Importante que um irmão ou um assistente espiritual nos ajude. Normalmente, terminada a reflexão, seria de bom alvitre o recolhimento, o expor-se ao Santíssimo a comparação doq ue foi dito com a vida de quem ouve. Os momentos de silêncio são fundamentais e não um luxo. Há os que desejam um retiro totalmente em silêncio. Há os que preferem também momentos de encontro entre os irmãos e, colóquios fraternos e em partilha espiritual.
5. Parece bom que os irmãos possam fazer um bom exame de sua consciência e tenham ocasião de receber o sacramento do perdão.
6. Muintas vezes os retiros começam na noite de 6ª feira e vão até o domingo depois do almoço. Menos tempo não seria bom. Bom mesmo seria se os irmão e irmãs pudessem dormir no local do retiro... Diria mais: ideal se pudessem organizar um retiro mais rigoroso e umas outras duas vezes, no primeiro e segundo semestre tardes de recolhimento, por exemplo, em preparação para a páscoa e para o natal. Tudo isso visa despertar nossa fé. A falta de motivação para a vida cristã e franciscana pode ser sanada quando o coração reencontra o primeiro amor. Fazemos retiro para alimentar a chama do nosso fervor.
7. Não podemos descuidar. Um texto franciscano que busca levar o irmão ao fundo do coração, assim se exprime: " Preparar uma morada para Ele exige uma revisão do uso do tempo, procurando espaços de gratuidade e liberdade para si e para a Fraternidade; exige o cultivo de leituras adequadas; exige dar tempo para a oração. Haveremos sempre de examinar esta dimensão em nossos projetos de vida fraterna..."
"Quem reencontra o caminho do coração e se dirige às regiões da profundidade começa um novo êxodo ou empreende uma viagem como a de Abraão: deixa suas seguranças, sua parentela, a terra firme em que costumava pisar e se dirige a horizontes novos que Deus haverá de lhe indicar". Os que praticam o retiro acolhema visita do Inesperado.



7 comentários:

  1. Eu e meu amigo gostaríamos de fazer um retiro espiritual quando houver ou souberem de algum peço para que me comuniquem por favor, meu email é ricardoaparecidobp@gmail.com Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  2. Onde há um retiro franciscano para se fazer?

    ResponderExcluir
  3. Tambem estou procurando um bom retiro espiritual pra fazer com muito silencio e oração. E tb gostaria de indicaçoes. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde sou daparóquia Nossa Senhora Da Conceição. Gostaria muito de participar do próximo retiro será de suma importância para mim.

    ResponderExcluir