Estando agora livre dos laços que o prendiam aos desejos terrenos, em seu desprezo pelo mundo, Francisco abandonou a cidade natal e procurou um lugar onde pudesse ficar a sós, alegre e despreocupado. Aí na solidão e no silêncio poderia ouvir as revelações secretas de Deus. Ia dessa forma pela floresta, alegre e cantando em francês os louvores do Senhor, quando dois ladrões surgiram do cerrado e caíram sobre ele. Ameaçaram-no e perguntaram quem ele era, mas ele respondeu corajosamente com as palavras proféticas: "Sou o arauto do Grande Rei". Bateram nele e o lançaram numa fossa cheia de neve, dizendo-lhe: "Fica por aí, miserável arauto de Deus". Francisco esperou que fossem embora, saiu da fossa, alegre, recomeçando com mais ânimo ainda sua canção em honra do Senhor (S.Boaventura - Legenda Maior, Cap.2, 5).

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

POR QUE E COMO FAZER O RETIRO ESPIRITUAL?

Frei Almir Ribeiro Guimarãe, OFM (RJ)
Assistente Espiritual Nacional da OFS

1. Ninguém duvida da importância e da necessidade que todos os irmãos e irmãs venham a fazer seu retiro espiritual anual. Trata-se de uma prática saudável e imprescindível para aqueles que querem viver a perfeição da caridade na vida evangélica franciscana. A poeira dos caminhos vai cobrindo nosso ideal. É urgente parar, parar de verdade.
2. O retiro não é um encontro fraterno, sem mais. Não é dia de estudo. Não é cdurso de psicologia. Retiro é retiro.
3. O retiro é tempo de recolhimento, de fazer uma viagem ao fundo do coração, de deixar as coisas cotidianas e se adentrar no mistério de Deus. Neste tempo aflora em nossa mente a eterna pergunta: "O que tu queres de mim, Senhor?" Com o passar do tempo o que andamos fazendo de nossa vida? Estamos sendo fiéis às promessas de nossa profissão?
4. Palestras, círculos, momentos de reflexão pessoal, celebrações, sacramento da penitência compõem a estratégia do retiro. As palestras não serão longos demais, nem numerosas. Abordarão temas da vida cristã e do seguimento e do seguimento do Cristo na vida franciscana. Não são abordados assuntos "curiosos. Importante que um irmão ou um assistente espiritual nos ajude. Normalmente, terminada a reflexão, seria de bom alvitre o recolhimento, o expor-se ao Santíssimo a comparação doq ue foi dito com a vida de quem ouve. Os momentos de silêncio são fundamentais e não um luxo. Há os que desejam um retiro totalmente em silêncio. Há os que preferem também momentos de encontro entre os irmãos e, colóquios fraternos e em partilha espiritual.
5. Parece bom que os irmãos possam fazer um bom exame de sua consciência e tenham ocasião de receber o sacramento do perdão.
6. Muintas vezes os retiros começam na noite de 6ª feira e vão até o domingo depois do almoço. Menos tempo não seria bom. Bom mesmo seria se os irmão e irmãs pudessem dormir no local do retiro... Diria mais: ideal se pudessem organizar um retiro mais rigoroso e umas outras duas vezes, no primeiro e segundo semestre tardes de recolhimento, por exemplo, em preparação para a páscoa e para o natal. Tudo isso visa despertar nossa fé. A falta de motivação para a vida cristã e franciscana pode ser sanada quando o coração reencontra o primeiro amor. Fazemos retiro para alimentar a chama do nosso fervor.
7. Não podemos descuidar. Um texto franciscano que busca levar o irmão ao fundo do coração, assim se exprime: " Preparar uma morada para Ele exige uma revisão do uso do tempo, procurando espaços de gratuidade e liberdade para si e para a Fraternidade; exige o cultivo de leituras adequadas; exige dar tempo para a oração. Haveremos sempre de examinar esta dimensão em nossos projetos de vida fraterna..."
"Quem reencontra o caminho do coração e se dirige às regiões da profundidade começa um novo êxodo ou empreende uma viagem como a de Abraão: deixa suas seguranças, sua parentela, a terra firme em que costumava pisar e se dirige a horizontes novos que Deus haverá de lhe indicar". Os que praticam o retiro acolhema visita do Inesperado.



5 comentários:

  1. Eu e meu amigo gostaríamos de fazer um retiro espiritual quando houver ou souberem de algum peço para que me comuniquem por favor, meu email é ricardoaparecidobp@gmail.com Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, otimo texto. Gostei muito!

    ResponderExcluir
  3. Onde há um retiro franciscano para se fazer?

    ResponderExcluir
  4. Tambem estou procurando um bom retiro espiritual pra fazer com muito silencio e oração. E tb gostaria de indicaçoes. Obrigada.

    ResponderExcluir