Estando agora livre dos laços que o prendiam aos desejos terrenos, em seu desprezo pelo mundo, Francisco abandonou a cidade natal e procurou um lugar onde pudesse ficar a sós, alegre e despreocupado. Aí na solidão e no silêncio poderia ouvir as revelações secretas de Deus. Ia dessa forma pela floresta, alegre e cantando em francês os louvores do Senhor, quando dois ladrões surgiram do cerrado e caíram sobre ele. Ameaçaram-no e perguntaram quem ele era, mas ele respondeu corajosamente com as palavras proféticas: "Sou o arauto do Grande Rei". Bateram nele e o lançaram numa fossa cheia de neve, dizendo-lhe: "Fica por aí, miserável arauto de Deus". Francisco esperou que fossem embora, saiu da fossa, alegre, recomeçando com mais ânimo ainda sua canção em honra do Senhor (S.Boaventura - Legenda Maior, Cap.2, 5).

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

FRANCISCO E INOCÊNCIO III

E assim, a Ordem dos Frades Menores foi crescendo. Francisco, quando eles já eram doze, à semelhança do apóstolos que também foram doze, resolveu partir com eles para Roma, a fim de pedir a benção do Papa e a aprovação de sua Regra, ou forma de vida. A Regra continha trechos do Evangelho, ao qual eles queriam seguir piamente. E para la partiram com seus andrajos e pés descalços. Iam alegres pela estradas empoeiradas e cheias de pedras, atravessavam rios, e iam cantando os louvores do Senhor. Iam se apresentar ao grande Papa Inocêncio III. Inocêncio III foi o Papa de maior poder de toda a história da Igreja. Apresentaram-se com ajuda de um bispo que os conheciam. Entraram com seus trajes maltrapilhos, remendados, diante do Papa e sua Corte. Corte papal com seus cardeais vestidos de seda e púrpura fina. Ali se encontrava o grande e poderoso Papa e o pobrezinho de Assis. Perguntado o que queriam, Francisco lhe entregou um escrito com alguns versículos do Evangelho. Os cardeais e bispos se indignaram com a presença de tal grupo e disseram que oque eles queriam não era viável. Como podem querer viver na pobreza total, sem posses.
Inocêncio III então se lembrou de um sonho que tivera na noite passada. Ele viu que uma coluna da basílica de São João de Latrão, a catedral do Papa, estava ruindo e colocava em risco toda a Basílica, ameaçando derrubá-la. Então apareceu um homem pobre e mal vestido que se coloca no lugar da coluna e, com seu ombro a sustém. O Papa, então, reconhece em Francisco aquele homem. A basílica representa toda a Igreja, que estava em risco. Então o Papa diz aos seus pares: " Meus irmãos! Se disermos que é impossível observar o que eles pedem, devemos então admitir que é impossível viver o Evangelho". Então, Inocêncio III desce de seu trono e beija os pés de Francisco, aprova a sua Regra de Vida e os depede dizendo: " Podem ir irmãos! E quando forem mais numerosos, voltem para que eu vos dê encargos ainda maiores". Tudo isso aconteceu para a Glória de Deus. Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário