Estando agora livre dos laços que o prendiam aos desejos terrenos, em seu desprezo pelo mundo, Francisco abandonou a cidade natal e procurou um lugar onde pudesse ficar a sós, alegre e despreocupado. Aí na solidão e no silêncio poderia ouvir as revelações secretas de Deus. Ia dessa forma pela floresta, alegre e cantando em francês os louvores do Senhor, quando dois ladrões surgiram do cerrado e caíram sobre ele. Ameaçaram-no e perguntaram quem ele era, mas ele respondeu corajosamente com as palavras proféticas: "Sou o arauto do Grande Rei". Bateram nele e o lançaram numa fossa cheia de neve, dizendo-lhe: "Fica por aí, miserável arauto de Deus". Francisco esperou que fossem embora, saiu da fossa, alegre, recomeçando com mais ânimo ainda sua canção em honra do Senhor (S.Boaventura - Legenda Maior, Cap.2, 5).

domingo, 16 de maio de 2010

FANCISCO, RECONSTROI A MINHA CASA!

Francisco era um jovem alegre e por isso foi coroado rei da juventude de Assis, pela sua turma de amigos jovens. Mas sua vida foi se transformando e já não ligava muinto para esses folguedos.
Havia, nos arredores de Assis, várias igrejas ( ou capelas) abandonadas e em ruínas. Caminhando certa vez pelos campos nos arredores da cidade, encontrou a igrejinha de São Damião,a qual estava em péssimo estado. Entrando, encontrou lá um crucifíxo em estilo bizantino. Ao se ajoelhar para rezar, ouviu nitidamente o crucificado dizer: "Francisco, não vês que a minha casa está em ruínas? Reconstroi a minha casa". Francisco não pensa duas vezes. Levanta-se e vai reconstruir a igreja de São Damião. Vai pelas ruas de Assis pedindo pedras para a reconstrução e diz: "Quem der uma pedra receberá uma graça; quem der duas, ganhará duas graças".
Mas não era dessa igreja de pedra e argamassa que Jesus estava falando, mas da Igreja nos seus membros. Paz e bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário