Estando agora livre dos laços que o prendiam aos desejos terrenos, em seu desprezo pelo mundo, Francisco abandonou a cidade natal e procurou um lugar onde pudesse ficar a sós, alegre e despreocupado. Aí na solidão e no silêncio poderia ouvir as revelações secretas de Deus. Ia dessa forma pela floresta, alegre e cantando em francês os louvores do Senhor, quando dois ladrões surgiram do cerrado e caíram sobre ele. Ameaçaram-no e perguntaram quem ele era, mas ele respondeu corajosamente com as palavras proféticas: "Sou o arauto do Grande Rei". Bateram nele e o lançaram numa fossa cheia de neve, dizendo-lhe: "Fica por aí, miserável arauto de Deus". Francisco esperou que fossem embora, saiu da fossa, alegre, recomeçando com mais ânimo ainda sua canção em honra do Senhor (S.Boaventura - Legenda Maior, Cap.2, 5).

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A DIMENSÃO TRINITÁRIA NA REGRA DA OFS

A íntima comunhão com a Santíssima Trindade vem proposta admiravelmente na segunda parte do número 4 da Regra da OFS: Cristo, dom do Amor do Pai, é o caminho para Ele, é a verdade na qual o Espírito Santo nos introduz, é a vida que Ele veio dar em superabundância. Aqui o centro de tudo é Cristo, o Filho. Ele é o Caminho para o Pai, Ele é a Vida em plenitude. Mas, está sempre presente a Trindade Santa.
Está aqui a essência da espiritualidade cristã: Ao Pai, por Cristo, no Espírito Santo. Aqui está a essência da vida de penitência que traz consigo a felicidade, a realização plena do ser humano. Os Irmãos e Irmãs da Penitência são, pois, chamados a viverem de modo intenso esta bem-aventurança. Quão felizes são estes e estas... Felizes aqueles e aquelas a quem o Senhor concedeu iniciar uma vida de penitência e perseverarem até o fim! O que mais poderíamos desejar a todos os irmãos e irmãs franciscanos seculares senão uma intensa vida de penitência?!

Meu Deus e meu Tudo - Frei Alberto Beckhäuser, ofm - Editora Vozes - 2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário