Estando agora livre dos laços que o prendiam aos desejos terrenos, em seu desprezo pelo mundo, Francisco abandonou a cidade natal e procurou um lugar onde pudesse ficar a sós, alegre e despreocupado. Aí na solidão e no silêncio poderia ouvir as revelações secretas de Deus. Ia dessa forma pela floresta, alegre e cantando em francês os louvores do Senhor, quando dois ladrões surgiram do cerrado e caíram sobre ele. Ameaçaram-no e perguntaram quem ele era, mas ele respondeu corajosamente com as palavras proféticas: "Sou o arauto do Grande Rei". Bateram nele e o lançaram numa fossa cheia de neve, dizendo-lhe: "Fica por aí, miserável arauto de Deus". Francisco esperou que fossem embora, saiu da fossa, alegre, recomeçando com mais ânimo ainda sua canção em honra do Senhor (S.Boaventura - Legenda Maior, Cap.2, 5).

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A BEM-AVENTURANÇA DA PENITÊNCIA - Esposos, irmãos e mães de Nosso Senhofr Jesus Cristo

" E eles são filhos do Pai celestial (Mt 5,45), cujas obras fazem, e são esposos, irmãos e mães de Nosso Senhor Jesus Cristo (Mt 12,50) ".

O próprio Frncisco explica como aqueles e aquelas que fazem penitência são esposos, irmãos e mães de Nosso Senhor Jesus Cristo: " Somos esposos, quando a alma fiel está unida a Nosso Senhor Jesus Cristo pelo Espírito Santo ". Jesus é visto como esposo por Francisco, mas sempre na comunhão com o Espírito Santo. O Espírito Santo é propriamente o Esposo da alma do fiel, esposo que gera o Filho e nos torna irmãos de Jesus Cristo. Jesus é o esposo, enquanto pelo seu Espírito gera, forma e dá à luz os filhos e filhas de Deus.
Somos seus irmãos,quando fazemos "a vontade do Pai, que está nos céus" (Mt 12,50). Realizar a vontade do Pai consiste em amar a Deus sobre as coisas e ao próximo como a nós memsmos.
Somos mães, quando o trazemos em nosso coração e em nosso corpo (1Cor,20) pelo amor divino e por uma consciência pura e sincera; e o damos à luz pelas obras santas que, pelo exemplo, devem ser luz para os outros (Mt 5,26). Como Maria e com Maria, todo ser humano é chamado a ser mãe de Deus, mãe de Jesus Cristo. O próprio Cristo o afirma no Evangelho: Minha mãe e meus irmãos são os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática (Lc 8,21).
O
modo como os fiéis podem tornar-se mães, moradas, templos do Senhor vem maravilhosamente sintetizado no n. 5 da Regra da OFS:
Os franciscanos seculares, portanto, procurem a pessoa vivente e operante do Cristo nos irmãos, na Sagrada Escritura, na Igreja e nas ações litúrgicas. A fé de São Francisco, que ditou estas palavras: "Nada vejo corporalmente neste mundo do altíssimo Filho de Deus, senão o seu santíssimo Corpo e o santíssimo Sangue", seja para eles a inspiração e ocaminho da sua vida eucarística.
Ser
mãe do Senhor, a exemplo de Maria, sendo serva, manto morada, tabernáculo, palácio do Senhor, é fruto da atitude de penitência de "odiar o próprio corpo com seus vícios e pecados e receber o Corpo do Senhor". São os dignos frutos de penitência. Nisto está a verdadeira felicidade. Realiza-se o que o anjo disse a Maria: Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo (lc 1,28). O Senhor está contigo, o Senhor está em ti. Existe maior felicidade do que esta?!

Meu Deus e meu tudo - Frei Alberto Beckhäuser, ofm - Ed. Vozes - 2001.









Nenhum comentário:

Postar um comentário