Estando agora livre dos laços que o prendiam aos desejos terrenos, em seu desprezo pelo mundo, Francisco abandonou a cidade natal e procurou um lugar onde pudesse ficar a sós, alegre e despreocupado. Aí na solidão e no silêncio poderia ouvir as revelações secretas de Deus. Ia dessa forma pela floresta, alegre e cantando em francês os louvores do Senhor, quando dois ladrões surgiram do cerrado e caíram sobre ele. Ameaçaram-no e perguntaram quem ele era, mas ele respondeu corajosamente com as palavras proféticas: "Sou o arauto do Grande Rei". Bateram nele e o lançaram numa fossa cheia de neve, dizendo-lhe: "Fica por aí, miserável arauto de Deus". Francisco esperou que fossem embora, saiu da fossa, alegre, recomeçando com mais ânimo ainda sua canção em honra do Senhor (S.Boaventura - Legenda Maior, Cap.2, 5).

segunda-feira, 24 de maio de 2010

COMO AQUELES QUE RECEBERAM O PODER PARA ISSO DEVEM JULGAR OS OUTROS


Os que estão investidos do poder de julgar os outros exerçam o cargo de juiz com piedade assim como eles mesmos esperam obter do Senhor a misericórdia. "Porque sem misericórdia será julgado quem não fez misericórdia" (Tg 2,13).
Sejamos pois caridosos e humildes e façamos esmola porque esta lava a alma das manchas do pecado (Tb 4,11). Os homens enfim perdem tudo o que deixam neste mundo. Mas levam consigo o fruto da caridade e as esmolas que tiverem feito e o Senhor lhes dará por elas o prêmio e recompensa condigna (Adm. 5 - Escr. de S. Francisco).

terça-feira, 18 de maio de 2010

DA COMPAIXÃO PARA COM O PRÓXIMO

Bem-aventurado o homem que suporta o seu próximo com suas fraquezas tanto quanto quisera ser suportado por ele se estivesse na mesma situação (Adm. 18 - Escr. de São Francisco).

segunda-feira, 17 de maio de 2010

DA VERDADEIRA CARIDADE

Bem-aventurado o servo que ama o seu confrade (irmão) enfermo, que não lhe pode ser útil, tanto como ao que tem saúde e está em condições de lhe prestar serviços. Bem-aventurado o servo que tanto ama e respeita o seu confrade quando está longe como se estivesse perto nem diz na ausência dele coisa alguma que não possa dizer na sua presença sem lhe faltar à caridade (Adm.25 - Escr.de S.Francisco)

DOCE É SENTIR!

domingo, 16 de maio de 2010

FANCISCO, RECONSTROI A MINHA CASA!

Francisco era um jovem alegre e por isso foi coroado rei da juventude de Assis, pela sua turma de amigos jovens. Mas sua vida foi se transformando e já não ligava muinto para esses folguedos.
Havia, nos arredores de Assis, várias igrejas ( ou capelas) abandonadas e em ruínas. Caminhando certa vez pelos campos nos arredores da cidade, encontrou a igrejinha de São Damião,a qual estava em péssimo estado. Entrando, encontrou lá um crucifíxo em estilo bizantino. Ao se ajoelhar para rezar, ouviu nitidamente o crucificado dizer: "Francisco, não vês que a minha casa está em ruínas? Reconstroi a minha casa". Francisco não pensa duas vezes. Levanta-se e vai reconstruir a igreja de São Damião. Vai pelas ruas de Assis pedindo pedras para a reconstrução e diz: "Quem der uma pedra receberá uma graça; quem der duas, ganhará duas graças".
Mas não era dessa igreja de pedra e argamassa que Jesus estava falando, mas da Igreja nos seus membros. Paz e bem!

DA IMITAÇÃO DE CRISTO

Consideremos todos, meus irmãos, o Bom Pastor que, para salvar suas ovelhas, sofreu a paixão da cruz. As ovelhas do Senhor seguiram-no na tribulação, na perseguição, no opróbio, na fome, na sede, na enfermidade, na tentação e em todo o mais, e receberam por isso do Senhor a vida eterna. É pois uma grande vergonha para nós outros servos de Deus, terem os santos praticado tais obras, e nós querermos receber honra e glória somente por contar e pregar o que eles fizeram

SAUDAÇÃO À MÃE DE DEUS (S. Francisco de Assis)

Salve,ó Senhora santa, Rainha santíssima, Mãe de Deus, ó Maria, que sois Virgem feita igreja, eleita pelo santíssimo Pai celestial, que vos consagrou por seu santíssimo e dileto Filho e o Espírito Santo Paráclito! Em vós residiu e reside toda a plenitude da graça e todo o bem!
Salve, ó palacio do Senhor!
Salve, ó tabernáculo do Senhor!
Salve, ó morada do Senhor!
Salve, ó manto do Senhor!
Salve, ó serva do Senhor!
Salve,ó Mãe do Senhor, e salve vós todas, ó santas virtudes derramadas, pela graça e iluminação do Espírito Santo, nos corações dos fiéis, transformando-os de infiéis em (servos) fiéis de Deus!

sábado, 15 de maio de 2010

HOUVE UM JOVEM CHAMADO FRANCISCO...

Houve um jovem chamado Francisco, que viveu na Idade Média, na cidadezinha de Assis, na Úmbria - Itália. Recebeu na pia batismal o nome de João Batista mas, em atenção de sua mâe, D. Pica, que era francesa seu pai, Pedro Bernadoni, chamava-o de Francisco (Francesco = francesinho). Seu pai era rico comerciante de Assis no ramo de tecidos, os quais ele trazia da França e outros locais. Ele pertencia à classe dos comerciantes que estava emergindo. O sonho de seu pai era que ele se tornasse um Cavaleiro, para que assim sua família ganhasse um título de nobreza. Por duas vezes ele foi vestido com uma belíssima armadura e foi para a guerra. A primeira vez a guerra entre Assis e Perúgia; depois foi para Apúlia em outra empreitada de tal porte. Mas, ele sempre sentia um grande vazio dentro de si.
Certa vez ouviu a voz do Senhor que lhe perguntou: "Francisco, porque serves ao servo, ao invés de servir ao Senhor?" Ele voltou para casa doente e, em sua convalescencia, começou a meditar naquelas palavras. A partir daí, começou a sua converção.

ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO

Grande e magnifíco Deus, meu Senhor Jesus Cristo, iluminai o meu espírito e dissipai as trevas da minha alma, dai-me uma fé íntegra, uma esperança firme e uma caridade perfeita. Concedei meu Deus, que eu vos conheça muinto para poder agir sempre segundo os vossos ensinamentos e de acordo com a vossa Santíssima vontade. Amém!